Composição, existe uma fórmula?
Alguns preferem criar uma poesia e em seguida musicá-la, outros preferem criar uma melodia com determinado instrumento e depois elaborar a letra, enfim, cada um com seu estilo.
Quando comecei a compor fui pelo instinto, não busquei informações acerca de métodos e técnicas, isso porque na ocasião o acesso a internet não era tão facilitado como hoje. Obter literaturas que tratasse o assunto era bastante complexo, sem contar o compartilhamento de idéias, que considero um fator muito importante, esse último, só era possível entre amigos que viviam dentre um círculo bem limitado.
Hoje, graças à tecnologia podemos acessar excelentes materiais, compartilhar informações, passar um pouco do que aprendemos e/ou elaboramos para os demais e absorver informações por uma rede semi-infinita e, principalmente, podemos juntar pessoas que compartilham as mesmas idéias e somar as informações, o que torna o assunto bem mais requintado.
Já tentei aplicar formas alternativas de composição mas acabo sempre na forma que comecei...
Geralmente penso em determinado assunto em que meus sentimentos estejam mais propícios naquele momento, pego o violão e começo a tocar uma sequência qualquer de acordes. Após "esquentar" os dedos começo a desenvolver a idéia da letra silenciosamente, sem parar de tocar a melodia.
O próximo passo é involuntário, começo a vocalizar uma melodia que naturalmente harmonize com a sequência em que esteja tocando, somente quando chego a este ponto é que vou elaborar a letra e passá-la pro papel.
Daqui pra frente a coisa toda anda bem junta, vou desenvolvendo a melodia, bem como a letra, e as variações vão ocorrer de forma natural. Tento perceber onde a música quer chegar e entro no clima.
Quando termino a letra, a melodia toda também está terminada. Como falei, a partir do momento em que encontro a melodia e a história já está em mente, sai tudo de uma vez, introdução, refrão, etc. Ainda não consigo fazer de outra forma, até tento.
Com certeza várias pessoas tem muito o que acrescentar e colaborar.
Fiquem a vontade e aproveite o espaço do blog para compartilhar sua forma de criação.
Até mais.
Por: Fabiano Abreu